Actual
Aqui anda marosca
A talhe de foice
Roupa suja
Actual
<i>«Indústrias culturais»</i> e dominação
Actual
Eles andam aí!
PCP
Avante com a campanha
Estamos a pouco mais de duas semanas de terminarmos a Campanha Nacional de Fundos «Mais Espaço, Mais Festa. Futuro com Abril». Um último esforço é necessário para levar a campanha o mais longe possível e assegurar o seu êxito em todas as suas dimensões. Pouco mais de 15 dias para contactar mais um camarada, um amigo, um democrata, para que participem na campanha e dêem também a sua contribuição para a compra da Quinta do Cabo.
Crónica Internacional
Operação Venezuela
Combater assimetrias<br>e garantir o desenvolvimento
O PCP vai interpelar o Governo sobre os problemas das assimetrias regionais, da desertificação e do despovoamento do território, bem como sobre as políticas necessárias para o desenvolvimento equilibrado do País.
Tomado o pulso<br>aos problemas do interior<br>- PCP avança com respostas<br>e soluções
Urge adoptar políticas que criem condições de trabalho adequadas para fixar os profissionais do SNS onde há carências.
«País que não produz<br>não tem futuro»
Jornadas de reivindicação
As Jornadas Parlamentares do PCP, realizadas pela primeira vez nos distritos de Vila Real e Bragança, estiveram profundamente ligadas à realidade concreta da vida dos trabalhadores e das populações.
<font color=0093dd>Um novo <i>chão nosso</i> está a nascer</font>
Uma visita aos terrenos onde em Setembro se realizará a 40.ª Festa do Avante! é uma autêntica viagem ao futuro: entre escavadoras e tractores, projectos e montes de terra, é já possível ter uma ideia de como será o futuro da Festa.
Traços e características distintivos
Os Estatutos definem o Congresso como o «órgão supremo do Partido», com as competências, entre outras, de «estabelecer a linha política do Partido e tomar todas as deliberações que entenda necessárias respeitantes à vida do Partido, à sua orientação e organização» e «eleger o Comité Central do Partido».
Força de futuro
«Um futuro melhor para os Açores» é o que se propõe construir a Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP, que realizou no fim-de-semana, em Ponta Delgada, o seu 10.º Congresso. Jerónimo de Sousa esteve presente.
Organização e consciência<br>de classe
Crescer junto dos reformados
A afirmação junto dos reformados, pensionistas e idosos e a organização dos comunistas que se encontram nesta situação são duas das orientações do Partido.
<i>A Luz que Rompe as Trevas</i>
As Edições Avante! publicam A Luz Que Rompe as Trevas, do sul-africano Alex la Guma. É o nono volume da colecção Biblioteca Avante!, que continua a edição de grandes romances mundiais de resistência e luta.
Sisaltina Santos fez 90 anos
Mais e melhor festa
Concurso de bandas<br>já começou
Acção com «maior relevância»
A acção do movimento sindical «assume uma maior relevância», para «exigir alterações a favor do trabalho» e para «rechaçar as inaceitáveis pressões do grande patronato, do FMI, do BCE e da CE», salientou dia 8 a CGTP-IN.
Palavra aos passageiros
O abandono da declaração de caducidade do Acordo de Empresa e a admissão urgente de pessoal são dois passos que a tutela e a administração têm que dar, sublinha o sindicato da Fectrans/CGTP-IN no Metropolitano de Lisboa.
Parar e reverter as privatizações
É necessário prosseguir a luta contra as privatizações e para que efectivamente seja invertido o rumo dos últimos governos, concluíram os participantes num debate sindical realizado no dia 4, em Lisboa.
Discriminação nos CTT
O SNTCT defende a aplicação dos aumentos salariais a todos os trabalhadores dos correios, apesar de os considerar decorrentes da capitulação de outras organizações sindicais.
Administração Local marca luta para Maio
CGTP-IN celebra Constituição
Fenprof quer concretizar mudanças
Revogar o DL 133/2013
Promiscuidade que rói a democracia
Passos firmes e claros têm de ser dados no combate à promiscuidade entre o poder económico e o poder político.
Os obscuros circuitos do capitalismo
Lei do arrendamento apoiado
Solidariedade com Cuba
Até 2 de Maio, estão abertas as inscrições para a 46.ª Brigada «José Martí», uma forma efectiva de exercer solidariedade com Cuba.
«48 anos de censura <br>em Portugal»
A exposição temática «48 anos de censura em Portugal» está patente na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, até ao dia 31 de Maio.
Évora rejeita <br>traçado ferroviário
Reverter decisões erradas
Gestão equilibrada em Setúbal
Instrumento de centralização<br>do capital
«União Bancária – mais um passo na integração capitalista europeia» foi o lema do seminário que, no dia 7, reuniu na cidade do Porto dirigentes e deputados do PCP e de outros partidos da Europa.
Escalada do protesto social
Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, dia 9, por toda a França, na quarta semana consecutiva de protestos contra a reforma laboral.
Alston em liquidação
Mais de 2500 trabalhadores da ex-Alstom (agora General Electric) de vários países europeus manifestaram-se, dia 8, em Paris, em defesa dos postos de trabalho.
Holandeses votam não
Operários exigem nacionalização
Os «Panama Papers»:<br> mais do mesmo
A operação contra Angola<br>e a campanha contra o PCP
Está em curso uma grande operação contra a soberania e a unidade do Estado angolano que em Portugal é acompanhada duma campanha orquestrada contra aqueles que, como o PCP, a denunciam e não se submetem às intenções dos seus promotores.
Impunidade vetada
A Lei de Amnistia imposta pela oposição venezuelana foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O projecto visava garantir a impunidade e libertar políticos e operacionais destes condenados por delitos comuns.
Democracia em causa
A abertura do processo de destituição de Dilma Rousseff foi aprovada, segunda-feira, 11. A presidente diz tratar-se da maior farsa jurídica e política da história do país.